sexta-feira, 25 de junho de 2010

Diferença entre abordagens e áreas da Psicologia

Vejo que muita gente não sabe diferenciar o que seja Abordagem do que seja Área de atuação em Psicologia. Percebo isso em situações como quando pergunto: "já tem preferência por alguma abordagem?" e obtenho como resposta coisas como: tenho sim, gosto mais da escolar. Tentarei, portanto, explicar brevemente aqui a diferença entre Abordagem e Área de atuação da Psicologia.
Quando falamos de Abordagem, estamos falando de um cojunto de idéias, concepções ou teorias sobre como o ser humano funciona. Cada abordagem é dotada de 1) uma concepção de homem; 2) teorizações sobre como o homem funciona, as quais partem de sua concepção de homem; 3) métodos ou técnicas que funcionam como "ferramentas" para intervir nesse funcionamento do ser humano.

Exemplos de abordagens são: Psicanálise, Análise do Comportamento, Cognitivo-Comportamental, Sistêmica, Psicodrama, Fenomenologia, Humanista, Esquizo-análise, Sócio-histórica; cognitiva; entre diversas outras. Existem mais de 200 abordagens em Psicologia.

Técnicas derivadas de uma abordagem (p. ex., psicanálise) podem facilmente ser incorporadas por outra abordagem (p. ex., comportamental), desde que seja possível explicar esta técnica de acordo com a teoria daquela que incorpora. Em algumas situações pode até ser adequado, caso a técnica mostre-se eficaz.

Uma observação necessária é: o fato de uma determinada abordagem não utilizar-se de algum conceito de outra, não faz dela mais pobre no que diz respeito às suas explicações. Como duas abordagens diferentes partem de concepções de homem diferentes, pode ser incompactível uma usar algum conceito da outra, e muitas vezes é desnecessário que isto seja feito.


A Área de atuação, por sua vez, refere-se ao local de aplicação desta abordagem (concepção de homem + teorizações sobre seu funcionamento + técnicas). Em outras palavras, é o mesmo que perguntar "onde esse conhecimento pode ser aplicado?", ou "em que lugar esse conhecimento é válido?".
Exemplos de áreas de atuação em Psicologia são: Escolar, Organizacional, Jurídica, Clínica, Esporte, Institucional, entre outras. A princípio, pode-se dizer que todas as abordagens podem ser usadas em todas estas áreas de atuação. Algumas, no entanto, podem optar por focar seus estudos em apenas algumas áreas específicas.

Na área da educação, por exemplo, podem existir psicólogos da abordagem psicanalítica, comportamental, sócio-histórica, sistêmica, psicodramática, ou de qualquer outra. Na área Clínica, do mesmo modo, podem atuar psicólogos da abordagem comportamental, sistêmica, psicanalítica, sócio-histórica, psicodramática, ou qualquer outra. Assim por diante, em qualquer área.


Simplificando:

Quando falamos de Abordagem, perguntamos: que conhecimento você usa?

Quando falamos de área de atuação, perguntamos: onde você usa esse conhecimento?

sábado, 5 de junho de 2010

II FÓRUM DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA FACULDADE DA CIDADE (CODAPSI)

Vem aí o melhor Fórum de Analise do Comportamento da Bahia!!!!

O II Fórum de Análise do Comportamento da Faculdade da Cidade será realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2010 no Hotel Sol Barra - Porto da Barra, Salvador-BA.
Em breve daremos início as inscrições, NÃO PERCAM!